O regozijo do Governo pelo “equilíbrio das Contas Públicas” e pela manutenção da redução do défice, tem sempre uma factura – menor investimento no Estado Social, nomeadamente na Saúde.
Nas vésperas da revolução de 1974, e ainda em ditadura, Francisco Sá Carneiro celebra os 25 anos do aniversário da então “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, com a edição de um manifesto para assinalar o aniversário, no seu entender, “triste”, mas com o objectivo declarado de prevenir nos a
O Dia das Compras na Net volta a mobilizar centenas de lojas e consumidores à volta do ecrã, num ritual já familiar de descontos e oportunidades. Mas em 2025, com um comércio eletrónico cada vez mais maduro, vale a pena perguntar: o que é que este dia realmente mede: as vendas ou a confiança?
Dois momentos de importâncias muito diferentes motivam a escrita deste artigo: o 31.º aniversário da Acreditar, que corresponde ao fim de um ano de celebrações; e, muito provavelmente, o meu último texto para o SAPO enquanto Presidente da Acreditar.
O Dr. Balsemão era um homem ativo, responsável por vários marcos na História da Comunicação Social e do país. Tive a sorte de trabalhar para ele na famosa editora de revistas Abril/Controljornal que chegou a deter o maior número de títulos do país, muitos deles inovadores nas respetivas áreas.
Uma geração de jornalistas vai entrar nas redações sem ter Pinto Balsemão vivo. Mas enquanto esses jornalistas continuarem a ser livres e não se vergarem, Francisco Pinto Balsemão viverá para sempre.
Proprietários de terrenos rurais ou mistos localizados em Portugal têm até 31 de dezembro de 2025 para identificar e registar gratuitamente esses terrenos, nos municípios aderentes, por meio do Balcão Único do Prédio (BUPi).
O que proponho neste artigo de opinião não é refutar, ponto por ponto, a tese de Carlos Guimarães Pinto, mas sim contrapô-la por considerar que lhe faltou o contacto com algo que, creio, a enriqueceria substancialmente.
O PSD, em coligação ou sozinho, está na presidência de 136 autarquias e o PS na de 128. É um regresso a um modelo de repartição de poderes que tem sido o dominante em 51 anos de democracia, mas os resultados das autárquicas dizem mais que isso.
A tecnologia veio para ficar e, com ela, há mais acesso a informação sobre saúde e doença mental. Por vezes, isso facilita a procura de ajuda profissional. Por outras, contribui também para que as perturbações mentais se tornem banais, levando as pessoas a desresponsabilizarem-se das suas ações.
O discurso de vitória de Pedro Duarte teve alguns momentos de entusiasmo e uma declaração de princípios de ser o “Líder do Norte”. Pode parecer um frase feita, mas, a ser verdade, será uma estratégia realmente interessante com enormes chances de ser vencedora.
Nas 33 maiores freguesias de Portugal, que representam cerca de 15% da população total, mais de metade dos eleitores não votam. Se votassem, os resultados das eleições podiam ser completamente diferentes. Aos políticos não basta apenas dizer que cada voto conta, alterar a lei podia ser um bom empurr
Netanyahu, apesar de sempre muito agressivo na atitude e manipulador na argumentação, deve estar receoso quando nesta segunda-feira chegar à Casa Branca para o terceiro encontro deste ano com Donald Trump. O chefe do governo de Israel sabe que quem tem sido o mais vital apoio dele, o presidente dos