É a cimeira anti-Ocidente. Contra os EUA, contra a NATO e muito contra a Europa (União Europeia + Reino Unido), acusada de ser a fomentadora da guerra na Ucrânia. A Ásia Central junta-se no show organizado pelo líder chinês Xi Jinping, com o russo Putin e o indiano Modi como atores principais. Todos
Numa operação política kamikaze, o primeiro-ministro francês, François Bayrou, vai ao parlamento pedir um voto de confiança no governo já a 8 de setembro. Salvo milagre de última hora, espera-o a desconfiança que implica imediata demissão. As oposições à esquerda e à direita são maioritárias, querem
A idealização do tempo de férias, como tempo de autocuidado, ritmos serenos e convívio familiar feliz, nem sempre corresponde ao que ocorre em muitas famílias. A convivência prolongada pode levar ao intensificar de tensões, descortinar conflitos e originar discussões.
Menorca é lentidão. É a simpatia da demora em cada gesto, em ilha em que não há rebuliço ou trânsito pendular. Numa semana nunca ouvimos uma buzinadela de impaciência. Apenas se ouvia um bip quando o transeunte era cumprimentado pelo automobilista. Em Menorca ouvimos a nossa própria respiração. O pu
Enquanto Portugal continua a combater os incêndios, do outro lado do mundo, Israel prepara-se para ocupar Gaza. Por sua vez, o exército israelita está exausto e o governo vê-se obrigado a recrutar soldados de reserva.
Não é possível verificar a dimensão rigorosa da adesão ao protesto, até por ter estado espalhado por dezenas de lugares em Israel, mas ficou evidente a participação intensa.
É sabido que em Israel todo o país quer a derrota total do Hamas. Mas há cada vez mais gente a reconhecer que Israel está a massacrar não o Hamas, mas o povo palestiniano. E que o povo que sofreu o Holocausto tem o dever de evitar o sofrimento cruel de pessoas inocentes.
A marcação para o Alasca da cimeira sobre o futuro da Ucrânia tem uma mensagem implícita: a soberania dos territórios negoceia-se, o território pode passar de um país para outro.
Esta quinta-feira, dia 7, entraram finalmente em vigor os impostos de importação da maioria de países para os Estados Unidos. Os resultados são previsíveis.
A 2 de agosto, o jornalismo brasileiro perdeu não apenas um nome, mas um estilo. José Roberto Guzzo - ou simplesmente J.R. Guzzo, como assinava com a elegância e o conforto de quem nem precisava explicar quem era - partiu. E com ele, uma certa ideia de jornalismo que hoje parece tão rara quanto uma
Este agosto de férias está a ser para os políticos espanhóis uma pausa para acumularem energia para o combate entre governo e oposições que em setembro vai recomeçar ainda mais feroz. É altamente improvável que Pedro Sánchez, chefe do único governo todo à esquerda em toda a União Europeia, consiga a
Os resultados eleitorais do CHEGA tiveram uma virtude: um aviso dos eleitores aos dois grandes partidos de poder e fundadores da democracia (PS e PSD) para repensarem a forma como fazem política e exercem o poder.
A proposta franco-saudita esta semana em discussão, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução dos Dois Estados, tem trunfos fortes.
A crise de valores é a miséria da sociedade que (quase) tudo tem e (quase) tudo sabe. Para melhorar, é preciso saber definir o que é ser melhor. Depois basta ser-se Super-Homem. E julgo existirem milhares de milhões, debaixo do gelo...
O mundo imprevisível e agitado em que vivemos pode trazer consigo uma fatura pesada para a saúde mental das pessoas. Proponho-me hoje revisitar uma obra marcante da minha vida e ligá-la à psicoterapia como espaço importante de esperança, empatia e liberdade.