Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Com curadoria de João Silvério, a exposição apresenta obras de mais de trinta artistas de várias gerações, entre eles, Joana Vasconcelos, Ana Vidigal, Filipa César, Miguel Palma, Diana Policarpo e Nú Barreto, num diálogo que atravessa geografias, técnicas e imaginários. O conjunto reúne tanto obras revisitadas como aquisições recentes, refletindo o percurso da coleção e o seu olhar atento sobre a arte contemporânea lusófona, revela o comunicado enviado às redações.
Mais do que uma mostra, “Um olhar itinerante” é um convite à descoberta. O visitante é desafiado a construir o seu próprio percurso através de obras que exploram temas como o trabalho, a condição social da mulher, o património, o globalismo, a ficção e o desejo. Entre a natureza e a indústria, entre o real e o imaginado, a exposição sugere uma leitura livre, feita de encontros inesperados.
A diversidade de meios e linguagens, da pintura à instalação, da fotografia ao vídeo, revela a vitalidade da produção artística contemporânea e o modo como esta espelha as transformações do mundo. “É uma exposição que se constrói na deriva e no olhar de cada um”, explica João Silvério, evocando a figura do flâneur de Charles Baudelaire (Poeta e ensaísta francês) no século XIX: o observador atento que deambula, sem destino, pelas paisagens da modernidade.
Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada todos os dias até abril de 2026, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30, no Largo 5 de Outubro, n.º 43, em Leiria.
__A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários