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Integrado no programa Cientista Regressa à Escola, este projeto teve um duplo impacto: dinamizar oficinas científicas e partilhar livros marcantes da sua formação pessoal, explicou o Plano Nacional de Leitura (PNL) em nota de imprensa.
Ao todo, foram recomendadas 41 obras, das quais cerca de dois terços fazem parte do PNL, revelando o forte cruzamento entre a urgência em promover a literacia científica e a literacia literária.
O projeto é promovido pela organização Native Scientists, em colaboração com o PNL, e visa aproximar os mundos da ciência e da literatura junto das crianças do 4.º ano de escolas públicas em todo o país, incluindo Açores e Madeira.
Através da partilha de histórias de vida e conhecimento científico, os cientistas ajudam a abrir portas a um futuro mais inclusivo e curioso, onde a ciência é vista como um caminho possível por todas as crianças, rapazes e raparigas.
Joana Moscoso, diretora da Native Scientists, sublinha, em comunicado: “Acreditamos que a ciência e a leitura andam de mãos dadas. A adesão das pessoas cientistas a esta iniciativa com o PNL demonstra isto mesmo. Caminhamos em conjunto para a promoção de uma educação de ciências mais justa e inclusiva.”
Desde o início da parceria, iniciada em 2022, mais de 3500 crianças participaram nas atividades. Cerca de 55% dos cientistas envolvidos também recomendaram livros, associando o conhecimento científico a experiências de leitura transformadoras.
Casos como o da investigadora Antónia Estrela, em Rabo de Peixe, mostram o poder duradouro desta ação: a cientista angariou mais de 600 livros para criar uma biblioteca na sua escola primária, prolongando o impacto do projeto na comunidade local.
A iniciativa revela o potencial da ciência como ponte para a educação, a cidadania e o imaginário. Nas palavras dos seus promotores, trata-se de “fomentar o pensamento crítico, a curiosidade e o gosto pela leitura, ao mesmo tempo que combate estereótipos que separam ciência de imaginação ou literatura de raciocínio lógico".
Cientista Regressa à Escola "promove o acesso equitativo ao conhecimento e inspira novas gerações a sonhar com a ciência como espaço de descoberta e criatividade", termina Regina Duarte, Comissária do PNL.
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