Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Segundo avança a RTP, que leva os participantes portugueses ao concurso, a decisão surge após várias ameaças de desistência relacionadas com a presença de Israel no concurso, que tem gerado forte polémica e divisões entre participantes.

O comité responsável pela Eurovisão admitiu que tem sido “difícil encontrar um consenso” e defendeu que todos os membros devem ser ouvidos. Nesse sentido, foi marcada uma Assembleia-Geral para novembro, onde o tema será discutido em conjunto.

“Love, love, peace, peace” e Israel continua na Eurovisão. Há quem comece a discordar, mas porquê?
“Love, love, peace, peace” e Israel continua na Eurovisão. Há quem comece a discordar, mas porquê?
Ver artigo

Recorde-se que até ao momento, Eslovénia, Islândia, Irlanda, Países Baixos e Espanha ameaçaram ou anunciaram a possibilidade de abandonar o concurso caso Israel participe. Este último passou a semana passada da ameaça à efetiva retirada do concurso caso Israel venha mesmo a participar, sendo que, ao contrário dos restantes, a emissora pública espanhola, a RTVE, é um dos principais financiadores do concurso e faz parte dos “Big 5” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) que contribuem mais para a EBU (União Europeia de Radiodifusão) e tem acesso direto à final, sem passar pela primeira eliminatória, como é o caso de Portugal.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.