
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
De acordo com o estudo, 81% dos inquiridos reconhecem a relevância dos TVDE na segurança nas estradas, sendo que 58% afirmam que o impacto é “significativo”.
“Os dados são claros: os portugueses confiam nos TVDE quando a segurança está em causa”, afirma Mário de Morais, responsável de ride-hailing da Bolt em Portugal. “Quer seja para evitar conduzir após o consumo de álcool, quer para garantir que um amigo chegue a casa em segurança, as plataformas de mobilidade tornaram-se uma opção de confiança”.
A segurança é um fator determinante na escolha deste tipo de serviço, sobretudo durante a noite ou em situações de risco acrescido. Quase metade dos participantes (48%) já optou por um TVDE por se sentir mais seguro, 31% para evitar conduzir com fadiga ou distração e 27% para não conduzir após consumir bebidas alcoólicas.
A perceção de segurança é ainda mais evidente após saídas noturnas: nove em cada dez utilizadores afirmam sentir-se seguros ao utilizar TVDE nesse contexto, sendo essa confiança particularmente acentuada entre pessoas com maior nível de escolaridade.
Mais de metade dos inquiridos (51%) já usou uma aplicação de mobilidade para garantir que outra pessoa chegasse a casa em segurança. Entre estes, 33% dizem fazê-lo sempre e 18% com frequência.
O inquérito, realizado em maio a mais de 600 adultos em todo o país, revela ainda que 32% dos portugueses usam TVDE regularmente. A adesão é maior entre mulheres (58%) e adultos com menos de 45 anos. As principais razões apontadas para a escolha destes serviços incluem conveniência (58%), acessibilidade (31%) e o facto de não possuírem automóvel (25%).
Comentários