Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

O suplemento será pago em setembro e terá um valor de 50 euros para todos os pensionistas que recebam até 1557 euros.

Para pensões até 522,50 euros, o valor será de 200 euros e para pensões até aos 1045 euros, serão 150 euros de suplemento.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Finalmente, haverá ainda um suplemento de 100 euros para todos os que ganhem até 1557,50 euros.

O primeiro-ministro anunciou, também, que a primeira descida do IRC acontecerá em 2026, com uma redução de 19%. Em 2027, será de 18% e em 2028, 17%.

“Nem tudo decorreu como desejávamos, mas o compromisso com a estabilidade manteve-se”, disse, afirmando que a vida dos portugueses e o seu bem estar dependem desta estabilidade.

Luís Montenegro pediu responsabilidade à oposição, deixando o aviso de que o tempo da "tática estéril e oposição sistemática" já não serve.

"Não desperdiçaremos um único dia dos quatro anos que temos pela frente. Não andaremos a reboque da espuma dos dias ou dos humores de quem quer que seja. E contamos com a oposição para assumir a responsabilidade que também lhe pertence, assegurar a estabilidade."

Apoio à deslocação para todos os professores da escola pública

A partir de 1 de setembro, o governo vai atribuir apoio à deslocação a todos os professores da escola pública, um subsídio que, até agora, era aplicado a territórios com carência de professores.

O primeiro-ministro voltou a pedir à oposição que trabalhe "lado a lado", e que se junte à "transformação" do governo.

"Portugal é maior do que os seus obstáculos. É maior do que o cansaço, o medo, a descrença", disse.