Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Segundo o jornal Expresso, a elevada procura ao apoio levou a que as verbas disponíveis esgotassem rápido. Contudo, quase metade dessas candidaturas acabaram invalidadas por não reunirem os critérios necessários, deixando mais de 600 vagas por preencher. 

As verbas do Fundo Ambiental (FA), em 2025, eram de quase 14 milhões de euros, dos quais 6 milhões de euros para carros elétricos para particulares e 3 milhões para veículos elétricos para Instituições Particulares de solidariedade social (IPSS). 

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Nas restantes tipologias de apoio do FA, a procura excedeu a oferta: houve 418 pedidos de apoio para bicicletas de carga (para 400 cheques disponíveis), 3420 candidaturas para bicicletas elétricas (para 3200 apoios) e 409 para bicicletas convencionais (havendo 400 apoios disponíveis).

O Fundo Ambiental previa 1425 cheques de quatro mil euros cada para quem adquirisse um veículo 100% elétrico. Ao todo, foram recebidas 1 506 candidaturas, mas 719 foram recusadas.  Apenas foram elegíveis 787 processos, o que resultou na abertura de 638 vagas. 

O mesmo aconteceu com os outros meios de transporte estando agora disponíveis 149 bicicletas de carga, 1149 bicicletas elétricas e 104 bicicletas convencionais. 

Como concorrer?

De acordo com o Jornal de Notícias, o prazo para candidaturas está encerrado desde dia 15 de maio, mas o jornal sabe que a tutela vai abrir uma segunda fase de aviso para os interessados, mas ainda não existe uma data definida.

Para fazer candidatura é necessário ir até ao site do Fundo Ambiental. Na página principal deve carregar onde diz "VEN 2025 - Mobilidade Verde Passageiros", ir até ao fim da página e clicar em "Link para o formulário on-line para candidaturas a tipologias 1, 3, 4, 5 e 6". A partir daí, o site vai explicar passo a passo o resto do processo para enviar a candidatura.