A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou mais de 280 infrações no âmbito da Operação “TRIBUTO III”, realizada a 15 de julho em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. A ação envolveu 151 militares da Unidade de Ação Fiscal (UAF) e dos Comandos Territoriais, tendo como objetivo o controlo intensivo de mercadorias e a repressão de infrações de natureza tributária.

Ao todo, foram fiscalizados 1 017 veículos e respetivos ocupantes, com especial enfoque nos documentos de transporte e de faturação, bem como nas mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), como o ISP (produtos petrolíferos), IT (tabaco), IABA (álcool e bebidas alcoólicas) e IVA.
Do total de infrações detetadas, destacam-se:
- 133 autos de contraordenação por irregularidades no regime de bens em circulação, incluindo falta ou inexatidão dos documentos de transporte;
- 141 autos de contraordenação rodoviária;
- Oito autos por falta de inspeção periódica obrigatória;
- Um auto aduaneiro relacionado com o Imposto Sobre os Veículos (ISV);
- Um auto por falta de afixação de preços.
Durante a operação, foi ainda apreendido um veículo que circulava em situação irregular.
A operação contou com o apoio dos Comandos Territoriais de Lisboa, Beja e Faro, bem como da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) e da Unidade de Intervenção (UI).
Comentários