Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

"Disse-me uma coisa que eu registo, que foi o seu desejo de poder voltar a Portugal logo que possível", disse o diplomata Domingos Fezas Vital, em entrevista conjunta à Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

"A iniciativa foi dele, de me dizer e de me confirmar a sua vontade de visitar Portugal, de voltar a Portugal depois de lá ter estado para essa ocasião extraordinária que foi a Jornada Mundial da Juventude", acentuou o diplomata.

"Ele sabe que há uma enorme vontade de o acolher em Portugal, de o acolher em Fátima", acrescentou ainda.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

O diplomata lembrou ainda a primeira vez que falou com o Papa após a eleição, momento em que referiu que Portugal esperava por uma visita. "A resposta dele foi muito inteligente, de alguém que, não se podendo comprometer no momento, queria que eu sentisse que isso para ele era importante. E a resposta foi um ‘obrigado, obrigado’. Desta vez foi mais longe", nota.

De recordar que, antes de ser eleito Papa, Robert Prevost esteve convidado para presidir a peregrinações aniversárias na Cova da Iria, mas tal acabou por não acontecer por ter outros compromissos.

Embaixador de Portugal na Santa Sé desde dezembro de 2021, Domingos Fezas Vital foi exonerado do cargo após ter atingido o limite de idade. Foi recebido por Leão XIV, no Vaticano, a 5 de julho.