Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A Coca-Cola usa xarope de milho nos produtos americanos, mas o secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr., expressou preocupação com os impactos do ingrediente na saúde.

"Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana VERDADEIRO na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram", escreveu Trump nas redes sociais. "Gostaria de agradecer a todos os que mandam na Coca-Cola."

Sem confirmar explicitamente o ajuste na receita, um porta-voz da Coca-Cola informou que "agradece o entusiasmo do presidente Trump" e que "mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras na nossa linha de produtos Coca-Cola serão partilhados em breve".

Trump disse também numa publicação quarta-feira na Truth Social: "Será uma ótima jogada deles — vocês verão. É simplesmente melhor!"

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Enquanto a Coca-Cola vendida nos EUA é normalmente adoçada com xarope de milho, a Coca-Cola em outros países, como México, Reino Unido e Austrália, tende a usar açúcar de cana.

Em abril, o CEO da Coca-Cola, James Quincey, citado pela BBC, disse aos investidores que "continuamos a progredir na redução de açúcar nas nossas bebidas".

Ele informou ainda que a empresa sediada em Atlanta "fez isso mudando receitas e também usando os recursos globais de marketing e rede de distribuição para aumentar a conscientização e o interesse no nosso portfólio em constante expansão".

A pior parte desta decisão vai ser agora o efeito para os produtores de milho americanos.

O presidente e CEO da Corn Refiners Association, John Bode, disse numa declaração: "Substituir o xarope de milho rico em frutose por açúcar de cana custaria milhares de empregos na indústria alimentícia americana, reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiro, tudo isso sem nenhum benefício nutricional."

O secretário de saúde dos EUA e o movimento Make America Healthy Again defenderam que as empresas removessem ingredientes como xarope de milho, óleos de sementes e corantes artificiais dos seus produtos, associando-os a uma série de problemas de saúde.

Kennedy também criticou a quantidade de açúcar que os americanos consomem e, segundo informações, planeia atualizar as diretrizes alimentares nacionais este verão.

Trump bebe Coca-Cola Diet regularmente, que usa o adoçante artificial aspartame. O governante terá instalado um botão na mesa da Sala Oval para que o refrigerante lhe fosse servido.