Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Política
O Primeiro-Ministro foi o primeiro a reagir à morte do ex-jogador que vestiu a camisola azul e branca entre 1992 a 2005, Montenegro diz-se em "choque" com "esta partida inesperada e precoce", lembra um "atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional".
Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, também reagiu na rede social X "com profundo pesar" à morte de um "nome incontornável do futebol português, uma das maiores figuras da história do FC Porto e da Seleção Nacional".
No site oficial da Presidência, "o Presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno “bicho” do Futebol Clube do Porto" lembra a forma como "representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes."
Termina apresentando "com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo."
O deputado socialista, André Pinotes Baptista, também já reagiu lembrando o "bicho dentro do campo e o senhor fora dele".
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, lembrou "um jogador de alma e corpo inteiros, que respirava e transpirava à FC Porto".
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, lamentou a "morte prematura" do antigo futebolista Jorge Costa, considerando-o uma "figura incontornável do futebol português e do FC Porto" que conquistou respeito e admiração de gerações.
O presidente da Assembleia da Republicou, Aguiar-Branco, também manifestou esta terça-feira o "profundo pesar".
"Jogador, histórico capitão do FC Porto, treinador e dirigente desportivo, Jorge Costa viveu com intensidade o futebol e deixou uma marca indelével no desporto nacional e internacional", elogiou.
Desporto
A Liga Portugal também manifestou profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional, que exercia atualmente funções de Diretor de Futebol dos dragões. Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, sublinhou o choque com a notícia e destacou Jorge Costa como uma das figuras mais emblemáticas do futebol português, recordando a sua paixão, liderança e dedicação ao jogo. “Perdi um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional”, afirmou, endereçando condolências à família, amigos e a toda a estrutura do FC Porto. Em nota enviada às redações, a Liga Portugal solidariza-se com o luto do universo portista e de todos os adeptos do futebol português.
O FC Porto, clube que Jorge Costa carregou ao peito durante vários anos, também deixou uma mensagem de luto nas redes sociais.
"Obrigado por seres FC Porto até ao fim", lê-se.
Também o Sporting manifestou o seu pesar pelo falecimento do antigo internacional português, através de uma publicação nas redes sociais.
Paulo Futre, ex-internacional português, que dividiu o campo com Jorge Costa homenageou o ex-colega com uma fotografia dos dois, nas redes sociais.
Cristiano Ronaldo homenageou o dirigente portista com uma história no Instagram.
Também o SL Benfica deixou o seu emblema a preto e branco e numa nota enviada às reações diz que "lamenta profundamente o desaparecimento de Jorge Costa e endereça as suas mais sentidas condolências à sua família e ao FC Porto, que representou, sempre, com devoção e profissionalismo"
Lembra o jogador como "uma figura incontornável do futebol e do desporto nacional, primeiro como jogador, depois como treinador e, mais recentemente, como dirigente." Por fim, reconhece que "o futebol português está mais pobre. Que Jorge Costa possa descansar em paz e a sua memória possa inspirar gerações futuras."
Vítor Baía, antigo colega de Jorge Costa no FC Porto e na Seleção Nacional, revelou a sua emoção com a partida deste seu amigo.
Paulo Sousa, outro ex-internacional, também deixou umas palavras sobre o seu antigo colega.
Martín Anselmi, antigo treinador do FC Porto, não esquece Jorge Costa.
"Que em paz descanses, capitão. Vou sentir a tua falta, meu amigo", pode ler-se nas redes sociais do argentino.
Fernando Pimenta, o canoísta, destaca o ex-jogador do FC Porto.
"Jorge Costa, provavelmente um dos centrais mais duros que passou pela nossa liga e pela selecção Nacional de Futebol. Fez a diferença certamente em muitos momentos com o seu espírito de líder quer no Porto como na Seleção.
Sou Benfiquista, mas não há clubites nestes momentos, só respeito e admiração pelo seu percurso e legado com mais ou menos fricção com o meu clube.
À Família, Amigos e Clube um forte abraço e sentidos pêsames. Descansa em Paz Jorge", escreveu.
Deco, ex-jogador do FC Porto, entre outros, e atualmente diretor desportivo do Barcelona, também recorreu às redes sociais para homenagear o antigo colega.
O Charlton, clube que Jorge Costa representou, lamentou a sua morte, recordando-o como um dos "melhores defesas centrais" que representaram o clube inglês.
"Estamos profundamente tristes com a notícia da morte do nosso antigo jogador Jorge Costa, aos 53 anos. Os pensamentos de todos aqui no Charlton estão com a família e amigos do Jorge neste momento difícil", reagiu.
O Real Madrid também reagiu ao desaparecimento de Jorge Costa.
Rui Costa, atual Presidente do Benfica e antigo colega de Jorge Costa na seleção nacional, também lamentou a morte do amigo.
"Foi uma pessoa, um jogador, um atleta, um desportista e um homem que marcou uma geração de jogadores em Portugal. Particularmente, é um dia muito triste. Tenho memórias com ele desde os 17 anos. Partiu um grande homem e um grande amigo. Convivemos, tivemos memórias enormes, sobretudo na Seleção, com destaque para o Campeonato Mundo que ganhámos juntos em 1991. Pessoalmente é um dia muito triste. Apresento as minhas condolências à família, aos amigos, aos filhos, que estão a sofrer imenso. Um abraço muito grande para eles", disse.
Um pouco por todo o mundo sentem-se as homenagens a Jorge Costa e o Torino, não foi excepção.
Instituições
O Hospital de São João, no Porto, confirmou que Jorge Costa sofreu uma paragem cardiorrespiratória e que foi transportado pela VMER de Gaia ao Hospital de São João, onde foram realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar. Acrescenta que "infelizmente, o óbito foi declarado na Sala de Emergência às 14h17", e no mesmo comunicado apresenta as "mais sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de Jorge Costa neste momento de profunda dor".
O Comité Olímpico de Portugal (COP) elogiou o "legado de paixão e dedicação".
"O Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto, antigo futebolista do clube e internacional pelas seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou", pode ler-se em comunicado.
Comentários