Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Com esta distinção Lídia jorge, vencedora do Prémio Pessoa 2025, junta-se a uma lista de distinções internacionais concedidas a autores de referência como José Saramago, Mario Vargas Llosa, Antonio Tabucchi, Paul Auster, Haruki Murakami, Han Kang ou Maggie O’Farrell, vencedora no ano passado.

O júri do prémio é constituído exclusivamente por alunos do ensino secundário, revela a nota de imprensa. Participaram nesta edição estudantes de seis escolas da Galiza, uma de Madrid e três de outros países europeus. Entre os jurados estiveram Jairo Barros e Cristina Pérez, que justificaram a escolha de "Misericórdia", publicado em Espanha pela editora Umbria y la Solana, “pela sua vertente lírica que atravessa todo o texto”, mas também “pelo retrato de beleza oferecido ao leitor” e pela “visão renovada sobre os nossos idosos”.

"Misericórdia" de Lídia Jorge considerado Melhor Livro Lusófono editado em França
"Misericórdia" de Lídia Jorge considerado Melhor Livro Lusófono editado em França
Ver artigo

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se amanhã, dia 21 de janeiro, às 17h00, na Escola Secundária Rosalía de Castro, em Santiago de Compostela. Na mesma ocasião serão também distinguidos os vencedores das outras categorias: Ledicia Costas, em Narrativas em Galego, e David Uclés, em Narrativas Castelhanas, com o romance A Península das Casas Vazias.

Antes da cerimónia, Lídia Jorge participará num encontro com os dez membros do júri, todos estudantes, e numa conferência de imprensa conjunta com os restantes premiados.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.