Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O Governo decidiu eliminar a retroatividade prevista na proposta de alteração à Lei da Nacionalidade, mas vai manter a possibilidade de perda de cidadania portuguesa em situações específicas, revela esta terça-feira o jornal Público.
De acordo com o jornal, esta medida visa evitar que, como aconteceu com a anterior Lei dos Estrangeiros, o texto venha a enfrentar problemas de constitucionalidade.
Entre as alterações está a eliminação da retroatividade e a decisão de aplicar o mesmo regime de contagem de anos de residência para o acesso à nacionalidade a cidadãos europeus e a pessoas oriundas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Uma medida que continuará será a perda da nacionalidade para quem cometa crimes considerados muito graves, algo que continua a dividir opiniões entre constitucionalistas.
Por sua vez, a decisão de retirar a retroatividade responde a críticas de juristas e partidos da oposição, que consideravam essa aplicação “injusta” e “contrária ao princípio da segurança jurídica”.
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários