Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A trégua em Gaza voltou a ser abalada este domingo, depois de dois soldados israelitas morrerem num ataque que levou Israel a lançar uma vaga de bombardeamentos sobre o enclave, matando pelo menos 26 pessoas — entre elas uma mulher e uma criança — segundo autoridades locais citadas pela Reuters.
O exército israelita confirmou que os ataques foram uma resposta ao lançamento de um míssil antitanque e disparos que atingiram as suas forças. Os bombardeamentos visaram alegados alvos do Hamas, incluindo comandantes de campo, depósitos de armas e túneis.
Apesar da escalada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu que o cessar-fogo que mediou “continua em vigor”.
“Pensamos que talvez a liderança do Hamas não esteja envolvida nas violações”, afirmou aos jornalistas a bordo do Air Force One, acrescentando que o caso será tratado “de forma firme, mas adequada”.
Israel tinha suspendido a entrada de ajuda humanitária em Gaza, acusando o Hamas de uma “violação flagrante” da trégua, mas fontes de segurança israelitas confirmaram que, sob pressão de Washington, o fornecimento deverá ser retomado na segunda-feira.
A nova trégua, que entrou em vigor a 10 de outubro após dois anos de guerra, tem sido marcada por acusações mútuas de violações. Israel acusa o Hamas de atrasar a entrega dos corpos de reféns mortos, enquanto o movimento palestiniano denuncia ataques israelitas e bloqueios que já terão causado 46 mortes adicionais.
O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, anunciou que a “linha amarela” — fronteira operacional estabelecida no acordo de cessar-fogo — será fisicamente demarcada e que qualquer tentativa de cruzá-la “será respondida com fogo”.
O Hamas afirmou continuar comprometido com o cessar-fogo e garantiu não ter conhecimento dos confrontos registados em Rafah.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários