Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A Rússia rescindiu três acordos de cooperação na área da defesa com Portugal, Canadá e França, assinados entre 1989 e 2000. A decisão foi formalizada num decreto emitido pelo primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, segundo a agência TASS.
O tratado com Portugal, datado de agosto de 2000, e os pactos com o Canadá e França foram considerados pelo Governo russo como já sem relevância estratégica no contexto atual. Moscovo determinou ainda que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deve notificar oficialmente os três países, concluindo o processo diplomático de encerramento.
A decisão surge num período de crescente distanciamento entre a Rússia e o Ocidente. Em julho, Moscovo já tinha cancelado um acordo técnico-militar com a Alemanha, acusando Berlim de adotar uma postura “hostil”. O anúncio coincide também com tensões acrescidas devido aos ativos russos congelados na União Europeia, cuja utilização para apoiar a Ucrânia motivou novos avisos por parte do Kremlin.
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários