Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

"Para nosso grande pesar, há mortos e feridos graves", disse Alexander Brechalov, líder da República Udmurt, onde Izhevsk está localizada, num vídeo publicado no Telegram.

Anteriormente, tinha sido relatado que uma empresa na cidade foi alvo de um "ataque com drone realizado pelo regime de Kiev". Não foi especificada qual a empresa.

A cidade de Izhevsk, a cerca de 970 quilómetros a leste de Moscovo, é conhecida por abrigar várias empresas do complexo industrial militar russo, incluindo uma fábrica de drones de ataque.

Em imagens publicadas pela imprensa russa, que não foram verificadas pela AFP, é possível ver fumo a sair de um edifício em chamas e um drone a sobrevoar e a colidir com essa estrutura.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Até ao momento, as autoridades de Kiev não reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, mas as suas forças realizam bombardeamentos rotineiros contra infraestruturas na Rússia em resposta à ofensiva de Moscovo lançada em 2022.

Em 21 de junho, o comandante-chefe do Exército ucraniano, Oleksander Sirsky, declarou que Kiev intensificaria os seus ataques contra alvos militares russos no interior da Rússia.

Um dia antes das negociações entre Kiev e Moscovo em Istambul, em 2 de junho, Kiev bombardeou vários aeroportos russos, a milhares de quilómetros das suas fronteiras, após inserir clandestinamente drones explosivos na Rússia numa complexa operação.