Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) faz parte do projeto europeu Restauração de Infraestruturas Verdes para os Polinizadores em Paisagens Fragmentadas (BeeConnected SUDOE) cujo objetivo é aumentar a proteção e a conservação dos polinizadores silvestres em Portugal, Espanha e França, segundo nota de imprensa enviada às redações. 

Até 2028, pretendem desenvolver planos de restauração ecológica adaptados aos contextos agrícolas e periurbanos (área que se encontra na transição entre o espaço urbano e o rural)  específicos do sudoeste europeu. 

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

O objetivo é combater a fragmentação dos habitats e assim promover a conectividade entre áreas naturais e seminaturais isoladas, de forma a favorecer a diversidade e resiliência das comunidades de polonizadores silvestres. 

A professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE), e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Sílvia Castro, afirma que o projeto ajuda na conservação da biodiversidade através do restauro de infraestruturas verdes. Por isso, pretendem desenvolver ações de restauro ecológico em quatro zonas piloto do projeto do Sudoeste europeu.