Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a euronews, o incidente ocorreu este sábado, às 15h15, na rua Manuel Maroto, afetando também o edifício de habitação acima do bar e afetou o edifício residencial acima do local e o bar vizinho “Mis Tesoros”. Os bombeiros estão a realizar a remoção de escombros manualmente devido à instabilidade do edifício, que foi evacuado.
Os serviços de emergência, incluindo 18 equipas de bombeiros, a Unidade Canina e a Seção de Apoio Aéreo da polícia, procuram vítimas entre os escombros. O Samur (equivalente ao INEM em Espanha), a Proteção Civil e o SUMMA estão a prestar assistência, com ambulâncias, unidades móveis de cuidados intensivos, apoio psicológico e logístico no local.
Ao El País, vizinhos afirmam que o local onde ocorreu a explosão era na realidade um rés-do-chão habitado por uma família que o tinha reformado recentemente. A explosão derrubou parte do portal do prédio e uma parede do bar. Testemunhas relatam forte cheiro a gás e caos inicial, com pessoas a ajudarem os feridos.
O bloco residencial tinha 11 famílias, e os serviços de emergência, incluindo 18 equipas de bombeiros, unidades caninas e drones da polícia, continuam no local a prestar assistência. O tráfego na zona foi cortado. O presidente da Câmara de Madrid expressou solidariedade às vítimas através das redes sociais.
De acordo com o El Confidencial, a explosão terá sido provocada por uma concentração de gases, informação que dada ao jornal espanhol pelos Bombeiros do Ayuntamiento de Madrid que acrescentaram que os feridos foram transportados para os hospitais de La Paz e Doce de Octubre.
O chefe dos bombeiros, Carlos Marín, explicou que o edifício onde se situa o bar, construído em betão e aço, ficou gravemente afetado numa área de cerca de 50 a 60 metros quadrados, encontrando-se atualmente instável, o que impede qualquer trabalho no interior até que seja feita uma avaliação técnica.
A zona mais danificada corresponde ao acesso ao portal, o que impossibilita a entrada nas nove habitações superiores, mesmo nas que não registaram danos diretos. A vice-presidente da câmara de Madrid, Inma Sanz, deslocou-se ao local e confirmou que os moradores terão de ser realojados durante alguns dias, devido às importantes afetações na estrutura, em particular no forjado entre o rés do chão e o primeiro andar. Sanz também descartou a possibilidade de haver pessoas presas entre os escombros, depois de já terem sido realizadas operações de desentulho e inspeções com cães. No local estiveram 13 equipas do Samur-PC, 18 dos bombeiros municipais — incluindo a unidade canina —, além de meios do SUMMA 112. A Polícia Municipal mobilizou drones da Secção de Apoio Aéreo e cortou a rua para regular o trânsito.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Comentários