Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
As Câmaras Municipais de Lisboa, Almada e Sintra surgem como as mais visadas. Só Lisboa concentra 24,44% das queixas, seguida de Almada (12,03%) e Sintra (5,26%). Também autarquias como Loures, Oeiras, Sesimbra, Valongo, Vila Nova de Gaia, Cascais e Matosinhos aparecem entre as mais mencionadas.
O mês de junho de 2025 foi particularmente crítico, registando um crescimento de 88% no número de queixas comparativamente ao mesmo mês do ano anterior. No primeiro semestre, o aumento global foi de 10% em relação a 2024.
Entre os problemas mais relatados estão o lixo acumulado nas ruas, a falta de recolha regular de resíduos e, nos casos mais graves, a proliferação de baratas e ratos em espaços públicos.
Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, os dados refletem uma tendência preocupante: “A perceção negativa dos cidadãos em relação à higiene urbana está a aumentar, especialmente em grandes centros urbanos. Os relatos expõem não só falhas na recolha regular de resíduos, como também problemas de saúde pública devido à proliferação de pragas em zonas habitacionais”, refere em comunicado.
O responsável garante que a plataforma vai continuar a monitorizar estas reclamações, reforçando o papel de “voz ativa” dos cidadãos na exigência de serviços públicos mais eficazes.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários