Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Em comunicado, o município expressa o seu “mais profundo pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, figura maior da vida pública portuguesa”, recordando o empresário, jornalista e político como um “visionário” que “dedicou a sua vida ao serviço do país, deixando uma marca indelével na comunicação social, na democracia e na liberdade em Portugal”.

Fundador do semanário Expresso e da SIC, Balsemão foi também um dos protagonistas da consolidação democrática após o 25 de Abril e exerceu funções como primeiro-ministro, entre 1981 e 1983.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, prestou homenagem ao antigo governante, afirmando que “Lisboa perde um dos seus grandes cidadãos. Pinto Balsemão foi um exemplo de inteligência, de coragem e de dedicação à causa pública. Partiu uma das minhas referências pessoais e políticas”.

“Francisco Pinto Balsemão teve uma vida feita de superlativos: foi fundador da democracia portuguesa, foi Primeiro-Ministro, foi o grande pioneiro da transformação da comunicação social. Mas foi, acima de tudo, também um cidadão sempre comprometido com o país.”, acrescentou o autarca, recordando ainda que em 2023 o antigo líder do PSD foi distinguido com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa.

Durante o período de luto municipal, a bandeira do município será colocada a meia-haste em todos os edifícios e equipamentos municipais.

No comunicado, a autarquia sublinha ainda que Francisco Pinto Balsemão foi uma figura ímpar na defesa das liberdades de pensamento, de expressão e de informação, deixando uma marca duradoura na cidade e no país, e inspirando gerações.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.