Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Violentos incêndios deflagraram na região de Marselha, deixando um cenário de destruição e uma densa nuvem de fumo no ar.

Com o fumo agora a dissipar-se em direção ao Mediterrâneo, as autoridades começam a fazer o balanço dos danos.

Pelo menos uma dezena de habitações foram destruídas, e várias dezenas sofreram danos significativos. O regresso dos proprietários às suas casas está a ser autorizado apenas após inspeções de segurança realizadas ao final do dia.

Segundo o ministro da Administração Interna, Bruno Retailleau, não há mortes declaradas o que é "notável" tendo em conta a dimensão das chamas. Segundo o The Guardian, cerca de 400 pessoas foram evacuadas e 100 sofreram ferimentos ligeiros.

A Câmara Municipal da região informou que no local 720 bombeiros, incluindo de outros concelhos vizinhos, ajudaram no combate às chamas.

Os ventos fortes, que ultrapassaram os 80 quilómetros por hora, alimentaram as chamas, consumindo cerca de 350 hectares de mato e floresta.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

O aeroporto de Marselha, localizado no sul de França, chegou a ser encerrado temporariamente, estando agora a retomar gradualmente a sua atividade. Também a circulação ferroviária foi afetada pelos incêndios.

*Notícia atualizada às 18h49 de dia 9 de julho para acrescentar declarações do ministro da Administração Interna