
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Os baixos níveis de sangue levaram o Hospital Santa Maria a adiar algumas cirurgias e a ter de trazer sangue dos Açores e da Madeira, revela a Renascença.
À Lusa, cita a Renascença, o diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, Álvaro Beleza revela que as reservas de sangue estão baixas em todos os hospitais em Portugal e que a situação “cada ano piora” devido ao “défice de dadores em Portugal e a nível europeu”. Acrescentando que os dadores regulares, e “as associações de dadores, são gerações que estão a envelhecer e que já não podem dar sangue a partir dos 65 anos”.
Em comunicado enviado às redações, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta sobre os meses críticos de julho e agosto e apela à dádiva de sangue . A presidente do IPST, Maria Antónia Escoval, já tinha advertido “que há sempre "uma situação de maior carência de sangue" por deslocação dos dadores regulares para férias”.
Por isso, a associação propôs ao Instituto Português do Sangue e Transplantação] (ipso) alargar o horário de colheitas de sangue entre o dia 15 de junho até 15 de setembro.
Comentários