Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Importa lembrar que a  Casa Branca congelou os fundos, exigindo mudanças profundas nas práticas da universidade em matérias de contratação, admissões e ensino, com o objetivo de combater o antissemitismo e eliminar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Além disso, foram impostas restrições ao acesso de Harvard ao sistema de vistos para estudantes estrangeiros.

Em resposta, Harvard avançou com vários processos judiciais e está agora a pedir uma decisão sumária — uma deliberação rápida baseada nos factos já estabelecidos, sem necessidade de julgamento completo. A audiência será presidida pela juíza Allison Burroughs, que anteriormente já deu razão à universidade num processo relacionado com vistos. Harvard solicita uma decisão até 3 de setembro, prazo imposto pela administração para encerrar os compromissos financeiros associados aos subsídios, conta a BBC.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

A universidade alega que a Casa Branca está a violar a Primeira Emenda da Constituição dos EUA ao interferir com a liberdade académica, e acusa o governo de agir de forma punitiva e sem justificações coerentes. O Departamento de Justiça contra-argumenta que os subsídios federais implicam condições explícitas que, se não forem cumpridas, permitem o seu cancelamento. O governo pretende ainda que o caso seja transferido para o Tribunal Federal de Reclamações, que trata apenas de disputas financeiras com o Estado.

Donald Trump afirmou que esta ofensiva poderá fazer parte de uma estratégia de negociação, e acredita que será possível alcançar um acordo. Entretanto, a pressão sobre as universidades de elite continua: além de Harvard, Columbia já cedeu a algumas exigências, e outras instituições estão sob ameaça de perder acreditação ou isenção fiscal.