Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A procuradora-geral Nida Grunskienė disse hoje que foi estabelecido que o drone, "desorientado", transportava um dispositivo explosivo, que foi "neutralizado no local", informou a emissora pública lituana LRT.

O Coronel Dainius Paškevičius, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Lituana, observou que o drone transportava "cerca de dois quilos de explosivos", muito menos do que uma carga típica de 50 quilos, informou a LRT.

O ministro da Defesa da Lituânia, Dovilė Šakalienė, afirmou que a suposição atual é que o drone entrou na Lituânia por acidente, depois de ter sido desorientado pelos sistemas de defesa ucranianos.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Este tipo de drones, Gerbera, são russos e são utilizados por Moscovo como "isco" durante os ataques contra a Ucrânia, sobretudo para distrair as defesas aéreas.

As Forças Armadas lituanas encontraram o drone num campo de treino militar em Gaiziunai, perto da cidade de Rukla, que alberga o batalhão internacional da NATO.