Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a CNN, Mário Centeno está fora da corrida a vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).
A eleição continua entre o governador do banco central da Finlândia e ex-comissário europeu para Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, e o governador do banco central da Croácia, Boris Vujčić.
A candidatura de Mário Centeno foi apresentada a 9 de janeiro ao presidente do Eurogrupo e surgiu no último dia do prazo para os Estados-membros da zona euro indicarem candidatos.
"Tendo o Governo português recebido a manifestação de interesse do doutor Mário Centeno em candidatar-se a vice-presidente do Banco Central Europeu, o Ministério das Finanças apresentou essa candidatura ao Presidente do Eurogrupo ontem [quinta-feira] ao fim do dia", referia na altura um comunicado do Ministério das Finanças.
Mário Centeno afirmou estar "motivado e qualificado" para o cargo, destacando que a candidatura se insere no seu contributo para o aprofundamento da integração europeia. O antigo governador do BdP já era apontado como um dos nomes fortes na corrida à vice-presidência.
O mandato de Luis de Guindos termina a 31 de maio de 2026, e, posteriormente, serão abertas candidaturas para substituir o economista-chefe, Philip Lane, em maio de 2027, e a presidente do BCE, Christine Lagarde, em outubro de 2027.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários