Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Os boletins, referentes à freguesia de São Domingos de Benfica, foram contados esta sexta-feira na assembleia de apuramento geral de Lisboa, onde também se registaram 30 votos para a coligação Viver Lisboa (PS/BE/Livre/PAN) e 21 para a coligação Por ti, Lisboa (PSD/IL/CDS), a CDU teve sete e o Chega e o Volt tiveram apenas um voto, diz o Observador.

Com estes novos resultados, a diferença entre a CDU e o Chega reduz-se agora a cinco votos, o que pode ser decisivo para o segundo vereador comunista na Câmara de Lisboa. Na noite eleitoral, a candidatura de João Ferreira tinha ficado apenas 11 votos atrás da de Bruno Mascarenhas, que garantiu dois vereadores para o partido de André Ventura.

Apesar disto, na assembleia de apuramento geral os resultados poderão ter sofrido ainda mais oscilações. Durante este apuramento, é feita uma análise de todos os votos nulos e protestos relativos ao processo eleitoral, podendo ser apresentados (e aceites) protestos por parte das candidaturas que alterem a votação de domingo. Segundo o Observador, esta sexta-feira deverão ser conhecidos os resultados finais deste apuramento, o que pode mesmo vir a mudar os resultados para o lado da CDU.

O Chega acusou a CDU de “tentar vencer na secretaria”, alegando que o partido comunista levou apoiantes à assembleia “para pressionar e tentar obter uma vantagem que possa alterar aquilo que foi o voto popular”. Em resposta, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, rejeitou as acusações, considerando-as uma tentativa de “criar instabilidade”. O dirigente afirmou ainda que o partido decidirá após o apuramento final se vai pedir uma recontagem total dos votos.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) explicou que os 60 votos ficaram por contar devido a uma falha nos boletins de voto de eleitores antecipados, em que faltava o quadrado do Chega na lista para a Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica. Por essa razão, os envelopes foram remetidos para a assembleia de apuramento geral, onde todos os boletins — incluindo os relativos à Câmara e à Assembleia Municipal — foram verificados pela primeira vez.

A CDU já admitiu, em comunicado, que “pode haver alteração de resultados” após o término do apuramento. Caso isso aconteça, o contencioso eleitoral poderá seguir para o Tribunal Constitucional, onde poderá ser solicitada a recontagem total dos votos, desde que haja fundamento legal para tal.

Os resultados finais do apuramento geral deverão ser conhecidos ainda esta sexta-feira.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.