
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A gravação da cabine mostra um piloto a perguntar ao outro por que “cortou o combustível”, com o outro a negar ter feito isso, mas não se sabe quem disse o quê. No momento, o co-piloto pilotava o avião e o comandante monitorizava, diz a BBC.
Os motores foram religados automaticamente, mas o avião caiu menos de um minuto depois em Ahmedabad. O relatório da investigação confirmou que ambos os comandos de combustível foram manualmente postos em “cut-off”, causando a perda de potência.
Surgiram várias teorias, incluindo erros deliberados ou confusões, e até falhas automáticas no sistema FADEC, embora esta última seja improvável dado o diálogo gravado. As especulações agravaram-se pela divulgação parcial da gravação da cabine, deixando muitas perguntas por responder.
A agência de investigação indiana AAIB pediu cautela face às notícias especulativas, e associações de pilotos consideraram prematuras as conclusões que culpam a tripulação. O relatório final, esperado dentro de um ano, deverá incluir a transcrição completa da gravação, análise detalhada dos dados dos motores e esclarecer a verdadeira causa.
Por enquanto, permanece uma incógnita se o corte do combustível foi intencional ou um erro, ou se algum problema técnico esteve envolvido. A investigação continua, e sem uma “prova definitiva”, a resposta pode nunca ser totalmente conhecida.
Comentários