Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a investigação, 82% confiam nos médicos e 76% nos hospitais do SNS, enquanto apenas 27% acreditam que empresas como Microsoft ou Apple oferecem segurança, e 41% assumem desconfiança.
A principal preocupação dos cidadãos é a proteção de dados pessoais: 81% temem a falta de responsabilidade das instituições, e 80% criticam a falta de clareza no uso da informação. Marta Entradas, investigadora do Iscte, explica em comunicado que “sem a confiança dos utilizadores, mesmo tecnologias com potencial para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados não são aceites”.
Apesar da crescente digitalização, a partilha de informação sensível permanece limitada: apenas 51% dos inquiridos disponibiliza resultados clínicos e 45% informação genética, e 52% rejeita a venda destes dados.
A tecnologia blockchain, apresentada como solução para reforçar segurança, é ainda pouco conhecida: 77% dos portugueses nunca ouviram falar dela, e entre os que conhecem, a maioria associa-a a criptomoedas. Marta Entradas alerta que “o fator novidade joga contra a confiança” e que “sem confiança não há saúde digital”.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários