Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
"Os ucranianos concordaram com o acordo de paz", disse o responsável norte-americano à CBS News. "Ainda há alguns detalhes menores a acertar, mas concordaram com o acordo de paz".
Também Rustem Umerov, conselheiro de segurança nacional ucraniano, confirmou que foi alcançado um entendimento sobre a proposta, com detalhes ainda a serem finalizados.
Umerov escreveu nas redes sociais que os negociadores ucranianos "alcançaram um entendimento comum sobre os termos principais" do acordo, discutido entre autoridades dos EUA, europeias e ucranianas em Genebra, durante o fim de semana.
Entretanto, está prevista uma possível visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington antes do final de novembro para formalizar o acordo.
O acordo de paz terá sido conseguido após o Secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, ter-se reunido esta terça-feira em Abu Dhabi com representantes russos para avançar nas negociações.
O plano inclui questões sensíveis, como o estatuto da região de Donetsk e garantias de segurança para a Ucrânia semelhantes ao Artigo 5 da NATO. Apesar do progresso, ainda não houve reação oficial da Rússia às negociações.
Fontes indicam que os EUA e a Ucrânia continuam a trabalhar com parceiros europeus para concluir os detalhes finais e organizar a assinatura do acordo ainda este mês.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários