Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, anunciou esta manhã que o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, e o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, chegaram a um acordo de cessar-fogo.

A Tailândia e o Camboja concordaram em implementar um cessar-fogo imediato e incondicional, que entrará em vigor a partir da 00h00 (hora local), avança a BBC.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

"Este é um primeiro passo vital para a redução da tensão e a restauração da paz e da segurança", disse Anwar Ibrahim.

Em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro cambojano agradeceu a Anwar Ibrahim, Donald Trump e ao governo chinês pelo envolvimento que tiveram na mediação do conflito.

Hun Manet agradeceu também primeiro-ministro interino tailandês pelo seu envolvimento "construtivo" nas negociações.

O primeiro-ministro cambojano disse estar confiante de que os resultados das negociações "proporcionarão muitas oportunidades para centenas de milhares de pessoas de ambos os lados retornarem à normalidade".

Hun Manet disse ainda que está na hora de "começar a reconstruir a confiança entre o Camboja e a Tailândia".

Já Phumtham Wechayachai disse que o cessar-fogo foi negociado "de boa fé" e que a Tailândia está comprometida com a paz.