
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo um comunicado do porta-voz adjunto das forças armadas tailandesas, Ritcha Suksuwanon, registaram-se “distúrbios na área de Phu Makua causados pelo lado cambojano”, o que resultou numa troca de tiros entre os dois exércitos, prolongando-se até à manhã de hoje.
Ainda de acordo com o exército da Tailândia, confrontos semelhantes ocorreram em Sam Taet, mantendo-se ativos até às 05h30 (23h30 de segunda-feira, hora de Lisboa).
A trégua, anunciada na segunda-feira, foi alcançada na sequência de uma reunião mediada pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, que recebeu as delegações de ambos os países. O acordo previa a cessação imediata e incondicional das hostilidades.
Os confrontos, que se prolongaram durante cinco dias, provocaram pelo menos 35 mortos e levaram ao deslocamento de milhares de pessoas, de acordo com a CNN.
As autoridades tailandesas indicam que cerca de 218 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, enquanto Phnom Penh aponta para o deslocamento de cerca de 40 mil famílias do lado cambojano.
Comentários