Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A previsão de tempo quente e seco para os próximos dias preocupa a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda, além das medidas de prevenção de incêndios, um conjunto de orientações para a população em caso de exposição ao fumo. As recomendações visam reduzir os efeitos nocivos da inalação de fumos, sobretudo entre os mais vulneráveis.

Concelhos sob perigo de incêndio:

Portugal continental está, esta terça-feira, sob aviso amarelo devido ao calor persistente, com exceção do distrito de Faro.

Nos distritos de Lisboa, Leiria e Aveiro, o aviso entra em vigor às 09h00 desta terça-feira. Nos restantes, já está ativo. Todos os avisos prolongam-se até, pelo menos, às 18h00 de quinta-feira.

A Madeira (Costa Sul e zonas montanhosas) também está sob aviso amarelo até às 18h00 desta terça-feira.

Quase todos os concelhos do norte, centro e Algarve estão em perigo muito elevado ou máximo de incêndio rural.

Em caso de dúvidas ou sintomas:

    • Ligue para o SNS24: 808 24 24 24

    • Em emergência, contacte o 112

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta terça-feira são esperados dias de calor intenso, com temperaturas que poderão ultrapassar os 40 °C em várias regiões de Portugal continental. O perigo de incêndio rural é máximo ou muito elevado em grande parte do território.

Em caso de exposição a fumo, a DGS recomenda:

  • Afastar-se da fonte de fumo
  • Avaliar sinais de alarme, como a presença de queimaduras faciais, dificuldade respiratória e alteração do estado de consciência.
  • Conhecer os tipos de lesão possíveis, tanto na pele, como nas vias respiratórias.
  • Utilizar máscara/respirador (N95) sempre que a exposição for inevitável.
  • Manter a medicação habitual se tiver doenças associadas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crónica, e prestar atenção ao agravamento das queixas.

Na possibilidade de ficar em casa:

  • Ter as portas e janelas fechadas.
  • Manter um ambiente fresco, ligando o ar condicionado.
  • Evitar fontes de combustão no interior da habitação, como aparelhos a gás ou lenha, tabaco, velas, incenso, entre outros.
  • Manter-se informado, hidratado e fresco.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Numa nota divulgada esta terça-feira, a DGS refere ainda alguns mitos, provocados por desinformação, como o que sugere que se deve ingerir leite em caso de intoxicação por fumo: “Não vem descrito em artigos científicos a sua utilidade. O leite não é um antídoto do monóxido de carbono”, realça.