Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Em declarações à rádio pública espanhola RNE, Álvaro Fernández Heredia referiu que o erro humano está "praticamente descartado", uma vez que, mesmo que tivesse ocorrido uma falha por parte do condutor, um sistema de segurança a bordo teria corrigido a situação.

O responsável acrescentou ainda que ambos os comboios circulavam abaixo do limite máximo de 250 km/h no troço onde se deu o acidente e que a colisão ocorreu numa reta, não numa curva, o que reforça a tese de que não terá sido o excesso de velocidade a causar o despiste.

Para Álvaro Fernández Heredia, uma avaria mecânica ou um problema na infraestrutura da linha surgem como hipóteses mais prováveis, mas sublinhou que é "muito complicado" chegar a uma conclusão tão cedo após o acidente, cuja investigação ainda decorre.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.