Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Luís Mendes Cabral inicia funções como presidente do INEM esta terça-feira, substituindo o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou o Ministério da Saúde.
“Luís Cabral e António de Eça Pinheiro iniciam funções amanhã, dia 4 de novembro, como presidente e como vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, respetivamente”, adiantou o ministério de Ana Paula Martins.
O concurso para presidente do INEM foi aberto em janeiro deste ano, mas foi interrompido devido à marcação das eleições antecipadas de maio, mantendo-se no cargo Sérgio Janeiro, que tinha sido nomeado em julho de 2024 em regime de substituição por 60 dias.
Nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente, a designação para cargos de direção superior não pode ocorrer entre a convocação de eleições para a Assembleia da República e a investidura parlamentar do novo Governo.
O processo para a escolha do novo presidente do INEM abriu em 6 de janeiro e terminou no dia 19 do mesmo mês, depois de um primeiro concurso que não teve candidatos suficientes.
Especialista em medicina de urgência e emergência, Luís Mendes Cabral, 46 anos, era até agora diretor clínico do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde também era médico regulador e formador.
Integrava a equipa de evacuações aéreas no Hospital do Divino Espírito Santo, na Ilha Terceira, foi anestesiologista em vários hospitais do continente e dos Açores e assumiu as funções de secretário regional da Saúde do Governo socialista dos Açores entre 2012 e 2016.
Também foi médico do serviço de helitransporte do INEM e médico regulador do centro de orientação de doentes urgentes (CODU) do instituto.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários