Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
De acordo com o Eco, António Mota morreu este domingo.
O empresário assumiu a presidência da maior construtora portuguesa entre 1995 e 2023 e abandonou o cargo de vice-presidente do conselho de administração em abril deste ano. Assim, deixou de ter lugar na administração da construtora criada pelo seu pai, Manuel António da Mota.
Também este ano, o empresário decidiu transferiu para os quatro filhos 28% do capital da Mota Gestão e Participações.
António Manuel Queirós Vasconcelos da Mota nasceu em 1954, em Amarante. Sonhava ser polícia, depois quis ser engenheiro — mas acabou a seguir os passos do pai na Mota-Engil.
Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à morte e "apresentou os seus amigos sentimentos à Família de António Mota" em nota publicada no site da Presidência da República.
"António Mota marcou o mundo empresarial e a sociedade portuguesa em geral. Deu continuidade à obra de seu Pai Manuel António da Mota e projetou-a em todos os continentes, criando um dos mais poderosos, conhecidos e influentes grupos da nossa economia", pode ler-se.
"Juntou a liderança à empatia, a humanidade ao dinamismo, a simplicidade à eficácia. Sem ele as últimas décadas da nossa economia teriam sido diferentes. Finalmente soube preparar a tempo a sua sucessão. Assim, as jovens gerações saibam corresponder à visão do seu antepassado", refere ainda o presidente da República.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários