Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa hoje na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução dos Dois Estados, que decorre na sede da ONU, em Nova Iorque.
De acordo com a Lusa, no Notícias ao Minuto, o chefe de Estado terá ainda um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e marcará presença na Sessão de Alto Nível que assinala os 80 anos da organização, fundada em 1945 e da qual Portugal é membro desde 1955.
A deslocação de Marcelo surge após o reconhecimento oficial do Estado da Palestina por parte do Governo português, anunciado no domingo pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
O governante sublinhou que a decisão foi tomada após um processo de consultas que contou com “a convergência do senhor Presidente da República e de uma larguíssima maioria dos assentos parlamentares”.
À chegada a Nova Iorque, no sábado, Marcelo Rebelo de Sousa expressou o seu “pleno apoio” à decisão, afirmando que o objetivo é “abrir ainda uma hipótese” à solução de dois Estados, rejeitando “radicalismos” que a contrariem.
Na terça-feira, o Presidente intervirá no debate geral da 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, sendo o 11.º chefe de Estado a discursar. Esta será a sua sexta e última participação no debate anual em representação de Portugal.
Paralelamente, tanto Marcelo como Paulo Rangel aproveitarão os próximos dias para realizar reuniões bilaterais com vista a promover a candidatura portuguesa a um lugar de membro não-permanente no Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2027-2028, cargo ao qual também concorrem Alemanha e Áustria.
__A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útilCom o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários