Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

No local, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, explicou que "todas as equipas estão no terreno, a tentar socorrer as vítimas desde trágico acidente. Estamos também em contato com o primeiro-ministro, Governo e Presidente da República. Posso confirmar que há vítimas mortais, mas não podemos confirmar o número", afirmou.

"Lisboa está de luto, os lisboetas estão de luto, é um momento trágico para a cidade. É um acidente que não deveria ter acontecido", disse. Carlos Moedas cancelou todos os eventos que tinha para o dia de amanhã.

Na rede social X, Moedas revelou que a Câmara "decretou três dias de luto municipal pelo acidente no elevador da Glória que fez 15 vítimas mortais".

O Presidente da República lamentou profundamente "o acidente ocorrido, em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros", pode-se ler no site da presidência da República, apresentando "o seu pesar e solidariedade às Famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes".

Em comunicado, o Governo e o primeiro-ministro "lamentam profundamente o acidente", afirmando que estão "desde os primeiros momentos a acompanhar a situação e a resposta das diversas autoridades públicas de emergência médica, unidades de saúde, proteção civil, forças de segurança e transportes". O Governo está também em "contacto permanente e articulação estreita" com a Câmara Municipal, acrescenta na nota.

A prioridade imediata é o socorro às vítimas, indica. Por isso, as autoridades competentes realizarão no "devido tempo as averiguações necessárias ao apuramento das causas deste lamentável acidente", pode-se ler ainda na nota.

O Primeiro-ministro confirmou também "um dia de luto nacional pelo acidente, referindo que o “cancelou a agenda prevista para amanhã, com exceção da videoconferência no encontro de líderes da Coligação de Boa Vontade, sobre a Ucrânia e do Conselho de Ministros”.

A candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandra Leitão, mostrou na rede social X "solidariedade" com "as vítimas e as suas famílias. Expresso também gratidão e reconhecimento às equipas que trabalham neste momento nas operações de socorro".

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, manifestou-se “chocado com o acidente do Elevador da Glória” e defendeu que é preciso apurar “exaustivamente as causas que originaram esta tragédia”.

José Luís Carneiro defendeu que “concluídas as operações de socorro, é absolutamente necessário que sejam apuradas exaustivamente as causas que originaram esta tragédia”. O líder do PS deixou ainda um agradecimento “pelo trabalho de todos os serviços de proteção e socorro que estão a dar o melhor de si no apoio às vítimas”.

Em email enviado às redações, o PS "manifesta o seu profundo pesar pela tragédia hoje ocorrida na cidade de Lisboa, no Elevador da Glória, com tão elevado custo de vidas e de ferimentos", transmindo "a todos os familiares das vítimas mortais as suas mais sentidas condolências e faz votos para as rápidas melhoras de todos os feridos. Este é um momento de dor para a cidade de Lisboa e para o país, e o PS associa-se a esse sentimento".

"O PS agradece ainda o trabalho de todos os envolvidos na ajuda que foi prestada às vítimas, forças de segurança, bombeiros e profissionais de saúde e da Proteção Civil", pode-se ler na nota enviada às redações.

O Partido Socialista afirma que é "absolutamente necessário que sejam apuradas exaustivamente, e com toda a rapidez exigível, as causas que conduziram a esta tragédia".

André Ventura, líder do Chega,  através das redes sociais, diz que o acidente deixa “uma marca dolorosa” na cidade de Lisboa e expressa um “profundo sentimento de tristeza” com o sucedido no elevador da Glória. Ventura também transmite ainda solidariedade às famílias das vítimas.

A presidente da Comissão Europeia escreveu uma mensagem no X a dizer que recebeu a notícia do acidente “com tristeza”.

“Os nossos corações estão com as pessoas atingidas pela tragédia do Elevador da Glória, uma referência para os lisboetas e visitantes do mundo inteiro. A Europa está solidária com as vítimas, os seus entes queridos, e toda a comunidade em Lisboa. Desejo uma rápida recuperação aos feridos”, disse Roberta Metsola, numa mensagem escrita em português na rede social X.

Em nota publicada no seu site, o Patriarca de Lisboa acompanha o acidente "com profunda dor e tristeza. Neste momento difícil, D. Rui Valério eleva a Deus orações pelas vítimas mortais, assim como manifesta a sua proximidade aos seus familiares, neste momento de separação e de profunda dor".

O Ministro da Defesa, Nuno Melo, falando na qualidade de presidente do CDS-PP, classifica o acidente desta tarde como “uma tragédia que causou forte comoção e consternação em Portugal e no mundo”, expressando "toda a solidariedade e apresento sentidos pêsames às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação dos feridos".

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que de momento está numa flotilha humanitária a dirigir-se à Faixa de Gaza, reagiu ao acidente com "consternação as notícias sobre o descarrilamento do Elevador da Glória, que levou a vida de várias pessoas”.

“Haverá tempo para esclarecer tudo o que há a esclarecer. Para já, deixo uma palavra de pesar às famílias das vítimas e de rápida recuperação aos feridos”, escreveu na rede social X.

António José Seguro, candidato às próximas presidenciais, reagiu ao acidente lamentando “com profundo pesar” o “trágico acidente. Endereço as mais sentidas condolências às famílias enlutadas e desejo uma rápida recuperação a todos os feridos. Reitero a necessidade de um apuramento rigoroso das causas desta tragédia, para que situações semelhantes não voltem a acontecer”.

“Estamos desolados com o trágico descarrilamento do funicular da Glória, em Lisboa. Lamentamos as vidas perdidas e somos solidários com o povo de Portugal. As nossas mais sinceras condolências a todos os afetados”, lê-se na conta da embaixada dos EUA em Portugal na rede social X.