Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Para Marcelo Rebelo de Sousa, dois a quatro primeiros-ministros nos mandatos de cada Presidente da República são números relativamente baixos: "É uma grande estabilidade, em dez anos, haver uma média destas".

Marcelo Rebelo de Sousa falava em resposta aos jornalistas, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, a propósito da posição do constitucionalista Vital Moreira sobre o papel do Presidente da República e as críticas que lhe tem dirigido por decisões tomadas nos seus mandatos.

“Dois dos presidentes tiveram dois chefes de Governo — o Presidente Soares e eu. Depois houve quem tivesse três chefes de Governo [o Presidente Cavaco Silva], quem tivesse quatro chefes de Governo [o Presidente Jorge Sampaio]”, apontou.

O chefe de Estado enquadrou os mandatos de Ramalho Eanes como exceção dado o contexto histórico: “o general Eanes é diferente, porque era um período pós-revolucionário. Foram oito chefes de Governo”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, dois a quatro primeiros-ministros nos mandatos de cada Presidente são números relativamente baixos: “é uma grande estabilidade, em dez anos, haver uma média destas, não há na Europa, normalmente”.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.