Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

No domingo, 27 de julho, a 20.ª edição da Ultra Maratona Atlântica espera quase 300 participantes para enfrentar os “exigentes” 45 quilómetros de areia contínua entre Tróia e Melides.

Começa às 08h30 na Praia Tróia-mar e é hoje considerada “ uma das provas de resistência mais emblemáticas realizadas em território nacional.”, revela a nota de imprensa enviada às redações.

Esta prova começou por ser conhecida como Raid de Grândola Tróia-Melides e decorreu entre 1987 e 1991, com uma média de 40 participantes e um modelo de "absoluta autossuficiência". Em 2005, mudou o nome para o atual e inverteu-se o caminho de Melides para Tróia.

Em paralelo, os restantes participantes estão na Corrida Atlântica, num percurso de dez quilómetros com partida da praia de Melides às 09h30 — “destinada a atletas menos experientes ou que pretendam um primeiro contacto com a prova principal.” A corrida termina na mesma praia.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

O evento ganhou uma dimensão internacional, pois no total das duas corridas estão representadas 24 nacionalidades (incluindo a portuguesa), com 77 atletas estrangeiros. Os países mais representados são Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Na manhã de domingo, enquanto as provas decorrem, há lugar para atividades e animação na Praia de Melides, como jogos de água e aulas de mobilidade.

Logo no sábado pode ser visitada na mesma praia uma exposição composta por 16 painéis de textos e imagens que fazem a retrospectiva da Ultra Maratona Atlâtinca desde 1987 até aos dias de hoje.