França e Reino Unido acertaram hoje um "projeto-piloto" para a troca de migrantes ilegais.

Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
“Pela primeira vez, os migrantes que cheguem em pequenas embarcações serão detidos e devolvidos a França num curto espaço de tempo. Em troca de cada devolução, um indivíduo diferente será autorizado a vir para cá, através de uma rota segura, controlada e legal, sujeita a controlos de segurança rigorosos e aberta apenas àqueles que não tentaram entrar ilegalmente no Reino Unido”, afirmou Keir Starmer.
Embora Starmer não tenha informado quantas pessoas poderiam ser devolvidas à França, a imprensa britânica afirma que, inicialmente, o número pode chegar a cerca de 50 pessoas por semana.
Para Organização Não Governamental ''Médicos Sem Fronteiras', o acordo é "absurdo" e "extremamente perigoso". Por outro lado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados acolheu positivamente o projeto, que, "se for implementado corretamente", poderá "oferecer acesso à proteção a solicitantes de asilo e refugiados dos dois lados do Canal da Mancha".
Cinco países da União Europeia (UE), entre eles Espanha, Grécia e Itália, já expressaram "preocupação" com o acordo, exigindo "uma abordagem coordenada entre os membros da UE".
Comentários