Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A Câmara das Caldas da Rainha informou que se trata, “alegadamente, de uma espécie de tubarão bastante comum nas águas portuguesas (Prionace glauca, vulgarmente conhecido como cação ou tintureira), frequentemente capturado por pescadores, de forma intencional ou inadvertidamente”, informa o jornal Gazeta das Caldas.

A autarquia destaca que “numa situação normal não há razão para alarme”, mas “em caso de avistamentos mais perto da costa (onde se deslocam para capturar peixes, como aparenta ter sido o caso), não é recomendável a permanência de banhistas dentro de água”.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

O município disse ainda que “apesar de ser uma presença bastante comum nas águas costeiras portuguesas, não devendo por isso suscitar grande preocupação, o procedimento habitual a adotar nestas situações é o hastear de bandeira vermelha e a prestação de informação aos banhistas por parte dos nadadores-salvadores”.

É assim “uma situação pontual e, após a adoção destas medidas de cautela, não existem razões para alarme ou preocupação” e, “caso sejam avistados novamente recomenda-se que a situação seja reportada aos nadadores-salvadores ou à Capitania do Porto de Peniche”.