Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Em conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, o chefe do Governo da Gronelândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou: “Se tivermos de escolher entre os Estados Unidos e a Dinamarca, escolhemos a Dinamarca, a NATO e a União Europeia.” O líder da Gronelândia acrescentou que a ilha não será “ controlada nem governada por Washington”, cita o The Guardian.
“Estamos a enfrentar uma crise geopolítica. O nosso objetivo é o diálogo pacífico, com enfoque na cooperação, mas há algo que todos devem compreender: a Gronelândia não pertence aos Estados Unidos”, afirmou.
Para Jens-Frederik Nielsen, a questão ultrapassa a diplomacia e entra no campo do direito internacional. “Trata-se do nosso direito a termos o nosso próprio país. A Gronelândia não está à venda”, sublinhou.
As declarações antecedem uma reunião considerada decisiva em Washington, marcada para quarta-feira, entre o vice-presidente norte-americano, JD Vance, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e da Gronelândia, Lars Løkke Rasmussen e Vivian Motzfeldt, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários