Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O Talent-CGT, financiado pelo European Institute of Innovation and Technology, junta a CESPU às universidades de Ciências Aplicadas de Utrecht, Leiden e Avans, nos Países Baixos, e à Universidade de Gdansk, na Polónia. O objetivo é capacitar estudantes e docentes do ensino superior e secundário em torno das novas terapias celulares e genéticas.
“Esta é uma área identificada como prioritária, uma vez que existe a ambição de a Europa assumir a liderança mundial na terapia celular e genética”, refere Sara Ricardo, professora assistente no Instituto Universitário de Ciências da Saúde da CESPU, em comunicado.
“O nosso objetivo será capacitar os futuros profissionais de saúde sobre estas terapias e novas técnicas”, acrescenta Filipa Sobral, professora de Genética na mesma instituição.
O projeto vai desenvolver um modelo inovador de “ensinar o Professor”, que permitirá aos educadores escalar o conhecimento das terapias celulares e genéticas junto dos seus alunos, modernizando também os currículos académicos e criando novas formações e ferramentas digitais.
Em Portugal, o Talent-CGT pretende chegar, numa primeira fase, a 350 pessoas, entre estudantes e docentes do ensino superior e, posteriormente, professores e alunos do ensino secundário.
Até 2027, o consórcio espera formar mais de 1.000 participantes em toda a Europa, incluindo estudantes, professores universitários e profissionais não académicos.
No presente semestre, 40 alunos da CESPU — dos cursos de Ciências Farmacêuticas e Doutoramento em Ciências Biomédicas — já estão a receber esta formação.
Em dezembro, realiza-se o primeiro workshop de formação “Teach-The-Teacher”, gratuito, com duração de um dia, em formato presencial na Holanda e online.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários