Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
"Plantado no início dos anos 1950 pelo Sr. Alfredo, o Cedro da Igreja de Runa, hoje com cerca de 75 anos, é parte essencial da história e identidade local", lê-se na página do concurso.
Este cedro, "inicialmente frágil e amarelado, foi cuidado e protegido pelo seu plantador, sobrevivendo contra todas as expectativas".
Ao longo dos anos, esta árvore "testemunhou partidas, regressos, celebrações e silêncios, tornou-se no ponto de encontro da saudade e dos abraços de todos os Runenses" e é, por isso, um "símbolo da aldeia de Runa e do concelho de Torres Vedras".
O cedro de Runa foi a árvore vencedora com 3 080 votos. Em segundo lugar ficou a Árvore-da-Borracha-Australiana, em Ponta Delgada, com 2 890 votos, e em terceiro lugar ficou a Canforeira da ESAC, em Coimbra, com 1 901 votos.
O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no concurso da República Checa, Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de cinco para 22. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.
O objetivo do concurso é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários