Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

"Se nós, em Teerão, não conseguirmos administrar a situação, e se as pessoas não cooperarem connosco e não conseguirmos controlar o consumo, não sobrará água nas nossas barragens", disse Pezeshkian, salientando que as reservas podem se esgotar em outubro.

De acordo com um info-gráfico divulgado pela agência de notícias estatal IRNA, os reservatórios que abastecem Teerão estão com apenas 20% da capacidade, sendo que a nível nacional, o nível médio dos reservatórios é de apenas 44%.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Teerão, que alberga cerca de 10 milhões de pessoas, pode, assim, ficar sem água se os níveis de consumo não forem reduzidos, temem os especialistas. "Estamos a falar de um possível dia zero dentro de algumas semanas", disse Madani, que anteriormente desempenhou as funções de vice-chefe do Departamento do Ambiente do Irão.

A Companhia Provincial de Abastecimento de Água de Teerão diz também que os níveis dos reservatórios que abastecem a cidade caíram para "o nível mais baixo num século".

As autoridades pediram aos moradores que instalem tanques e bombas de água para lidar com as interrupções no fornecimento, depois de muitas famílias terem relatado cortes repetidos nas últimas semanas.