Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Durante a fiscalização, realizada no âmbito do combate a práticas fraudulentas envolvendo vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP), Denominação de Origem Controlada (DOC) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), os inspetores detetaram uma parede falsa que escondia uma área onde vinhos DOC Douro eram engarrafados e preparados para rotulagem ilegal.
Na operação, foram apreendidas 1.326 garrafas de vinho destinadas a serem rotuladas indevidamente como “reserva DOC Douro” e 12.000 rótulos com a mesma indicação. Foi ainda instaurado um processo-crime por usurpação de denominação de origem, com os factos comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).
A operação contou com apoio técnico do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que avaliou a origem dos vinhos.
Em comunicado, a ASAE sublinha que o setor vitivinícola é estratégico para a economia nacional e que continuará a reforçar ações de fiscalização para combater práticas fraudulentas e assegurar a leal concorrência entre operadores económicos.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários