Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Apesar da chuva, a cota da barragem da Aguieira, que mais preocupava as autoridades, desceu nas últimas horas, informa a RTP. A possível zona de evacuação incluía um universo de nove mil moradores que não terão de abandonar as suas casas.

Em conferência de imprensa, Ana Abrunhosa deixou o apelo para os moradores "não voltarem já para casa e não correrem riscos desnecessários" apesar da melhoria da situação, com a presidente da Câmara de Coimbra a notar que “continuamos em alerta e vamos continuar a ter zonas alagadas”.

Já as pessoas que foram retiradas de lares por prevenção, vão poder regressar a partir de amanhã, detalha a presidente da autarquia. A barragem de Aguieira estabilizou, acrescenta, o que permitirá diminuir os caudais: “volto a dizer: estamos fora daquela situação de grande perigo que ontem tememos e que procurámos transmitir de forma muito tranquila”.

A responder às questões dos jornalistas, Abrunhosa declara que as situações serão analisadas “caso a caso” e que o trabalho da autarquia passará principalmente por apoiar as pessoas que precisarem de recorrer aos apoios anunciados pelo Governo.

Ana Abrunhosa afirma que a maior parte dos desalojados estão alojados em casa de familiares e que os casos de primeiras habitações destruídas estão a ser analisados, mas lembra que o primeiro passo deve ser acionar os seguros, quando eles existem, e só depois se poderá analisar outros caminhos a seguir para apoiar essas famílias e negócios. “Haverá uma solução para cada caso”, remata.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.