Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
As inscrições abrem a 20 de janeiro e podem ser consultadas no site oficial do prémio.
Instituído em 1999 em homenagem a José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, o prémio tem como objetivo promover jovens escritores e a língua portuguesa. Entre os autores anteriormente premiados estão nomes como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, Bruno Vieira Amaral e João Tordo, bem como autores internacionais da lusofonia, como Ondjaki e Adriana Lisboa.
Na edição de 2024, a obra vencedora foi "Morramos ao menos no porto", de Francisco Mota Saraiva, que já tinha sido distinguido com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2023.
A obra vencedora desta 14.ª edição será publicada em Portugal pelo Grupo Porto Editora e no Brasil pelo Grupo Editorial Record, sendo distribuída em todos os países da lusofonia. A parceria com o Grupo Editorial Record no Brasil foi destacada por Paulo Oliveira, presidente da Fundação Círculo de Leitores, e por Sônia Machado Jardim, CEO do Grupo Editorial Record, que celebraram a promoção da literatura de língua portuguesa e a projeção internacional do prémio.
O júri deste ano será presidido por Guilhermina Gomes, da Fundação Círculo de Leitores, e integra Pilar del Río (Fundação José Saramago), Joana Matos Frias (Universidade de Lisboa), Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa), Ana Lima Cecílio (Grupo Editorial Record) e Lídia Jorge como membro honorário.
O Prémio Literário José Saramago atribui € 40.000 ao vencedor, que será anunciado no último trimestre de 2026. As candidaturas podem ser submetidas até 15 de maio de 2026.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários