Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Desde os primeiros tempos da radiodifusão até ao presente, a rádio pública acompanhou a história de Portugal e do mundo. Ao longo de nove décadas, marcou gerações com a sua missão de informar, entreter e unir os ouvintes — valores que estarão em destaque ao longo da emissão comemorativa, informa a rádio em comunicado.

A conduzir esta jornada festiva estarão José Carlos Trindade, Filomena Crespo e Miguel Freitas, acompanhados pelos jornalistas que diariamente asseguram o compromisso com a informação da estação.

A emissão será também um espaço de memória: do arquivo histórico da rádio ressurgem vozes como as de Igrejas Caeiro e Maria Leonor, e serão revisitados momentos marcantes como o relato do golo de Éder por Nuno Matos e Alexandre Afonso na final do Euro 2016, quando Portugal se sagrou campeão europeu de futebol.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

Entre os muitos testemunhos preparados para este aniversário, destacam-se os de João Paulo Diniz, Júlio Isidro e diversas figuras da vida política e cultural do país — incluindo chefes de Estado e de Governo, que se juntam às comemorações com mensagens de parabéns.

A celebração dos 90 anos estender-se-á ainda a outras rádios do universo RTP, num dia dedicado à valorização de um meio enraizado no quotidiano dos portugueses.

Recorde-se que a rádio pública portuguesa, inicialmente Emissora Nacional, foi fundada a 1 de agosto de 1935, numa altura em que este meio assumia um papel central entre os diversos media. Ultrapassada pela televisão, a rádio continua, mesmo assim, a ter uma forte audiência.

“Aqui, Lisboa, Emissora Nacional!” foi com esta frase inaugurou oficialmente a rádio. O primeiro diretor foi o militar Henrique Galvão.

As primeiras emissões eram repartidas por dois períodos do dia, e costumavam reunir à volta dos aparelhos um grande número de pessoas.

Como noutros pontos do mundo, a Emissora Nacional assumiu grande relevância na divulgação da mensagem de propaganda do Estado Novo.

Antes do surgimento da televisão e do computador, a rádio ocupou uma posição central e a sua importância cresceu até aos anos 60, altura em que a televisão a substitui como principal instrumento de ligação ao mundo.